EDUCAÇÃO E NEUROCIÊNCIA: VOCÊ TEM QUE CONHECER NEUROCIÊNCIA PARA ENSINAR BEM?

Traduzido por: Aglaia Ruffino Jalles

A neurociência tornou-se a nova sensação científica de nosso tempo, especialmente quando se trata de suas possíveis interseções com a educação. Muitos programas educacionais têm aderido aos chamados métodos de ensino "baseados no funcionamento do cérebro" ou "brain friendly" (amigáveis ao cérebro). E é evidente que as estratégias de marketing estão se apoiando no enorme apelo que qualquer coisa relacionada à neurociência tem sobre os consumidores (ou, para os propósitos deste artigo, sobre os professores, estudantes, conselhos escolares, etc.). Estudos sugerem que até mesmo o mero uso de imagens cerebrais parece ter um poder persuasivo mais forte do que outros métodos para apresentar uma ideia (gráficos, por exemplo)¹.

Mas será que a neurociência está REALMENTE inovando a prática de ensino?

Fonte: Neuroimagem Cognitiva, Escola de Psicologia, Universidade de Leeds.

Como qualquer outra abordagem teórica da educação, é crucial que os educadores reflitam sobre a real praticabilidade da neurociência no processo de ensino-aprendizagem. Não quero ser cínica e fingir que os avanços da neurociência não foram enormes e, em alguns casos, extremamente importantes.

De fato, recentemente, os estudos em neurociência avançaram rapidamente e de forma muito positiva. Muitos problemas de saúde mental estão sendo melhor abordados graças a esses avanços. E eu acredito que isso é apenas o começo dessa disciplina científica, que provavelmente progredirá muito mais e será de grande ajuda em muitos contextos no futuro.

No entanto, muitos neurocientistas já alertaram a comunidade educacional de que seus estudos estão longe de serem de uso prático para a sala de aula². Portanto, é preciso ter cuidado ao considerar uma metodologia de ensino baseada em neurociência ou uma "estratégia milagrosa de aprendizagem 'brain friendly' por apenas R$ 9999 !!!". E aqui apresento 3 razões para isso:

1. Os Estudos de Neurociência Ainda Não Propuseram Nenhum Método Educacional Novo que Pedagogos Não Conheçam

Hoje em dia, vemos e ouvimos muitas pessoas falarem sobre as últimas descobertas da neurociência sobre como o cérebro funciona e, mais especificamente, sobre como ele aprende de maneira mais eficaz. Parece muito promissor quando um entusiasta da neurociência afirma ter criado uma nova maneira de ensinar que faz as crianças aprenderem mais ou mais rápido, com base no funcionamento do cérebro.

Mas o problema é que, até agora, as últimas descobertas em neurociência sobre como o cérebro funciona e, mais especificamente, como ele aprende de maneira mais eficaz (aquelas que não são neuromitos) não são novidade para os pedagogos. Na verdade, educadores têm discutido as mesmas estratégias de ensino propostas pelos neurocientistas há séculos.

Tão cedo quanto 490 a.C., o filósofo grego Sócrates já usava analogias e conexões com experiências anteriores para ajudar seus interlocutores (ou alunos) a compreender e assimilar novos conceitos. Recentemente, estudos de neurociência mostraram que o cérebro consolida melhor os novos conhecimentos ao conectá-los a conhecimentos prévios ou, em outras palavras, o cérebro aprende estabelecendo conexões entre o que já sabemos e novas informações. Não é isso o que Sócrates fazia ao estabelecer analogias entre novos conceitos e coisas que seus interlocutores já conheciam para facilitar a compreensão deles?

O mesmo pode ser dito sobre estudos recentes de neurociência que mostram que práticas de aprendizagem ativa (comparar, discutir, explicar, analisar, resolver problemas) são muito mais eficazes do que apenas receber informações passivamente (ler, ouvir o professor). Os pedagogos têm defendido práticas de aprendizagem ativa por séculos. Desde Jean-Jacques Rousseau, no século XVIII, propondo o aprendizado por exploração, até John Dewey, no século XX, propondo o aprendizado por resolução de problemas. A aprendizagem ativa tem sido uma estratégia sugerida por muitos educadores ao longo da história.

Na realidade, para um pedagogo bem informado, as descobertas da neurociência sobre os processos educacionais não parecem muito diferentes da abordagem educacional Montessori. No século XVII, a educadora Maria Montessori já havia afirmado a importância de trabalhar com a iniciativa do aluno, com a motivação intrínseca e com os interesses próprios dos alunos. Todas essas práticas foram recentemente sugeridas pela comunidade científica da neurociência.

 

2. A Pesquisa de Neurociência Não Captura Totalmente a Realidade de uma Sala de Aula

Os neurocientistas conduzem pesquisas extremamente importantes e obtêm muitos resultados úteis para várias questões, não podemos negar isso. No entanto, devido à sua complexidade, a pesquisa em neurociência é feita em contextos altamente controlados, que estão longe da realidade de uma sala de aula.

Como Nicolas Westerhoff (2010)³ coloca de forma muito franca:

"a realidade do ensino é muito mais complexa do que um experimento em um laboratório"

(tradução própria, p. 39)

Testar um método de ensino específico em um ambiente controlado, com um aluno por vez, não se assemelha à realidade da maioria dos professores e dos programas educacionais ao redor do mundo. Sobretudo quando o teste é apenas sobre um aspecto do processo de aprendizagem. Por exemplo, testar se os alunos aprendem um determinado conceito matemático sob uma determinada condição da sala de aula ou se eles se concentram mais em uma explicação em outras condições específicas. Esses testes são interessantes em si mesmos e certamente lançam luz sobre aspectos desconhecidos do cérebro humano. Mas eles não consideram os múltiplos elementos que estão em jogo em uma sala de aula real.

O processo de ensino-aprendizagem em uma sala de aula envolve elementos emocionais, intelectuais, sociais e individuais. O ensino depende da especificidade de cada aluno e da divergência entre os alunos e  entre os alunos e o professor. Trata-se de aprender algo em diferentes níveis: compreender, fazer, analisar, comparar, modificar, resolver, brincar, etc.

reality of a teacher in a classroom discussing with students

A própria ideia de "aprendizagem" geralmente não é claramente explicada na pesquisa de neurociência ao examinar o processo de aprendizagem. Quando um estudo sugere que os alunos aprendem melhor ou mais rápido sob determinadas condições, o que significa exatamente "aprender"?

A "aprendizagem" ocorre quando os alunos podem repetir o que o professor disse? Quando eles podem responder a uma pergunta sobre o tema? Quando podem analisá-lo? Quando podem resolver um problema? Os educadores têm refletido sobre essa questão por séculos, não é uma verdade absoluta e, ainda assim, a pesquisa é conduzida para testar a "aprendizagem" como um resultado conhecido e fixo.

A realidade do ensino, em configurações formais e informais, é muito mais diversificada, complexa e subjetiva do que um teste em um laboratório pode recriar ou examinar. A disciplina da neurociência ainda tem muito a trabalhar e evoluir antes que possa realmente testar o processo de aprendizagem em um contexto que se assemelhe à realidade da maioria dos alunos e professores.

3. A Maioria das Descobertas em Neurociência Não É de Utilidade Prática para o Ensino

Apesar de suas pesquisas inovadoras e descobertas de ponta, a neurociência não fornece muito conhecimento prático aos professores. Novamente, isso não significa que a neurociência seja inútil para todas as disciplinas. A neurociência fez descobertas definitivamente importantes que ajudarão diferentes campos de trabalho e ciência, no entanto, a educação ainda não é um desses campos.

A maioria das descobertas em neurociência diz respeito à atividade e função cerebral. É crucial saber como o cérebro funciona para avançar na medicina, psicologia e nos estudos de desenvolvimento humano; no entanto, quando se trata da sala de aula, os professores não estão interagindo apenas com atividades cerebrais específica, mas com seres humanos inteiros, que exigem mais do que apenas a ativação de funções cerebrais específicas.

Conhecer qual parte do cérebro é ativada ao aprender um algoritmo pode, possivelmente, ajudar um professor de matemática a planejar sua próxima aula? Não. Pelo menos não neste momento. Essa é uma descoberta interessante que abre muitas portas para a ciência, mas não apresenta nenhuma utilidade prática para os professores por enquanto.

 

Em vez disso, é a disciplina da pedagogia que considera a prática de ensino em suas complexidades e intricâncias. O ensino vai além da função cerebral sozinha. A aprendizagem está conectada a relações interpessoais e intrapessoais, emoções, subjetividade, curiosidade, motivação, contextos físicos e sociais, conhecimento prévio e outros elementos que podem interferir nos processos de ensino e aprendizagem.

Então, a neurociência é completamente inútil para a educação?

De jeito nenhum!

Depois de ler os argumentos apresentados neste artigo, você pode se perguntar se, afinal, a neurociência tem alguma relevância para a educação. E embora ela não tenha contribuído muito com uso prático para o ensino até agora, ela oferece aos educadores ferramentas valiosas.

Como mencionado anteriormente, a neurociência não propôs nenhum método ou abordagem educacional nova, mas ela oferece justificativas científicas e evidências empíricas das vantagens e resultados de diferentes métodos de ensino propostos por educadores. Pedagogia e neurociência podem cooperar de forma rica no sentido de que a neurociência pode fornecer evidências empíricas para teorias pedagógicas.

Como as neurocientistas Anna C. Márquez e Marta P. Tresserra afirmam brilhantemente em seu livro '10 ideias-chave de neurociência e educação: contribuições para a sala de aula': "a neurociência educacional não propõe nada de novo, ela fornece apenas uma base científica com base nos mecanismos neurais que intervêm nos processos de aprendizagem e memória, o que justifica por que algumas metodologias de ensino são mais eficazes do que outras." (tradução própria, p. 24)⁴.

neuroscientists studying the brain

Se você deseja aprender mais sobre como a neurociência pode VERDADEIRAMENTE ser uma ferramenta para a educação, com uma base científica real de neurocientistas e educadores conhecedores, eu recomendo:

 '10 Ideas Clave Neurociencia y Educación: Aportaciones para el Aula'  by Anna C. Márquez and Marta P. Tresserra (para leitores de espanhol).

'Educational Neuroscience: The Basics' by Cathy Rogers and Michael S. C. Thomas (para leitores de inglês).

REFERÊNCIAS

1- McCabe, M.P.; CASTEL, A.D. (2008): "Seeing is believing: the effect of brain images on judgments of scientific reasoning". Cognition, vol. 107(1), p. 343-352.  &  WEISBERG, D.S. et. al. (2008): "The seductive allure of Neuroscience explanations". Journal of Cognitive Neuroscience, vol. 20(3), p. 470-477.

2- Goswami, U. (2006): "Neuroscience and education: from research to practice?". Natural Review Neuroscience, vol. 7, p. 406–413. 

3- Westerhoff, N. (2010): "La neurodidáctica a examen". Mente y cerebro, vol. 44, p. 34-40.

4- Márquez, A. C.; Tresserra, M. P. (2018): "10 ideas clave neurociencia y educación: Aportaciones para el aula". Editorial GRAÓ, 1st edition.

Previous
Previous

DESMISTIFICANDO 4 NEUROMITOS COMUNS: EXPLORANDO CONCEITOS ERRÔNEOS DO ENSINO "BRAIN FRIENDLY"

Next
Next

DEBUNKING 4 COMMON NEUROMYTHS: EXPLORING MISCONCEPTIONS IN ‘BRAIN FRIENDLY’ TEACHING